segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Arrumar o Coração no Natal

As cidades; as ruas; as praças; as casas; as árvores; estão enfeitadas, de luzes; de estrelas; de fitas; de bolas ...

Natal é sinônimo de prendas, gastar rios de dinheiro, não esquecer de ninguém, as lojas estão cheias, os supermercados têm filas intermináveis nas caixas.

Afinal o que é o Natal?

O que significa?

Dizem-me que é uma altura de Paz, Amor, Esperança, Fraternidade, mas o que tem esta altura do ano de especial para despertar nas pessoas esses sentimentos?

É a celebração do nascimento de Jesus Cristo, dizem-me.

Será essa a interpretação que é feita por todos nós?

Ou será a festa que representa todos os Natais já vividos em família e que nos trazem recordações daqueles que já cá não estão? Que nos trazem os cheiros, os paladares, o reviver dos sentimentos, da reunião familiar, das brincadeiras e risos das crianças?

Há pouco tempo a minha filha de 6 anos de idade chegou a casa, vinda da catequese e como sempre contou-me como tinha sido o seu dia, o que tinha descoberto, o que tinha comido, com quem brincou e que tinha aprendido a arrumar o coração.

Como é que se arruma o coração, perguntei-lhe eu. Ela explicou-me que arrumar o coração era ser amiga, brincar, respeitar, ajudar, a todos. Não magoar os outros, assim o coração estará arrumadinho e mais feliz .

Muitas vezes tenho aprendido com as crianças, principalmente com os meus filhos, e num espírito de partilha, talvez motivada pela proximidade do Natal aconselho a todos que tentem arrumar o coração. Quem sabe será esse o verdadeiro significado do NATAL.

Desejo para todos, Um Feliz Natal, e um Coração Arrumado.

Paula Beatriz Rosa










Sem comentários: