sexta-feira, 16 de janeiro de 2009


Este trabalho é realizado no âmbito da Formação de Adultos de Nível Secundário - Curso de Técnicas Administrativas - para os módulos de Cultura, Língua e Comunicação 5; Sociedade, Tecnologia e Ciência 5 e Cidadania e Profissionalidade.

O tema geral é a Internet como um novo meio de comunicação; interacção em vários contextos familiares e sociais; novo vocabulário adaptado aos cibernautas; vantagens e desvantagens em relação a outros meios de comunicação. O Blog como meio eleito para nova forma de divulgação de informação sendo considerado com “Mídia alternativa” ou “Mídia participativa”. A Blogosfera como uma rede social. Vários tipos de Blogs as suas vantagens e inconvenientes.

A Internet - Um novo meio de Comunicação

A era da comunicação e da evolução do conhecimento teve inicio quando surgiu o primeiro alfabeto na mesopotâmia em 4000 a.C. permitindo ao ser humano um desenvolvimento do conhecimento.

Mais tarde em 1450 a.C. a criação do processo da impressão criada por Joann Gensfleish Gutenberg foi um marco muito significativo na evolução da comunicação humana.

A Popularização da Internet foi a meu ver outro marco que veio beneficiar a evolução da comunicação e porque não dizer a evolução do ser humano a nível global.

A Internet é uma rede de computadores a nível mundial que permite que milhares de pessoas tenham acesso a todo o tipo de informação bem como de transferência de dados, correio electrónico, comércio electrónico, em tempo real, ou seja no momento. É usada por estudantes, médicos, professores, políticos, gestores, empresários, cientistas, músicos, entre outros.

A Internet é nos dias de hoje o principal meio de divulgação de informação principalmente para a faixa etária mais jovem.


A Globalização da Comunicação.

Segundo dados da Wikipédia a Internet é a principal das
novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs). De acordo com dados de Março de 2007, a Internet é usada por 16,9% da população mundial (em torno de 1,1 bilhão de pessoas).

As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação ou Mass Média, são sistemas organizados para a produção, divulgação e recepção de informação. Os principais são: a televisão, a rádio, a imprensa (jornais, revistas), o cinema, a internet, robótica, burótica.


Vantagens e Desvantagens da Internet

As vantagens da Internet sobre os tradicionais meios de comunicação são múltiplas como por exemplo, a divulgação é feita em escala mundial; a acessibilidade, a mensagem chega actualizada a qualquer momento; redução de custos; interactividade, há a possibilidade de responder no momento, transmissão televisão em tempo real; disponibilização de arquivos de áudio; com a
webcam, é possível realizar vídeo-conferências ou simplesmente comunicar com familiares ou amigos.

Permite novas formas de trabalho fora do ambiente comum de escritório. Seja em casa ou em uma viagem de negócios, uma pessoa pode acessar seu ambiente do serviço, tendo acesso à aplicações, e-mails e outros dados.

O baixo custo e grande facilidade tornaram o trabalho e o compartilhamento de idéias pela Internet mais vantajosos quer para os trabalhadores quer para as empresas.


Funcionalidades Multimédia

Imagens
Jpeg ou gif num máximo de 5 MbInserção de ficheiros multimédia ilimitada

Vídeos
Todos os formatos num máximo de 30 Mb Inserção de vídeos em qualquer formatoInserção de ficheiros ilimitada e gratuita


Sons
Todos os formatos MP3 num máximo de 10 MbInserção de ficheiros gratuita e ilimitada

Webcam
Para deixar comentários, dar-se a conhecer, criar as suas próprias animações,...Inserção de ficheiros gratruita e ilimitada



Como referido as vantagens são muitas para quem tem a possibilidade de ter um computador com acesso à Internet em casa, mas também existem inconvenientes, principalmente para os mais jovens, que estão mais desprotegidos e a Internet pode ser uma porta aberta para aprendizagens positivas ou pelo contrário, aprendizagens menos boas.

As várias desvantagens da Internet são: a introdução de dados incorrectos que pode ser feito intencionalmente ou não e vai prejudicar, assim, a consistência dos dados disponíveis na rede; o plágio, pois é muito comum algumas pessoas copiarem o material disponível. Ao fazer uma cópia de um material da Internet, deve-se ter em vista um possível melhoramento do material, e, melhor, fazer citações sobre o verdadeiro autor, tentando-se, assim, ao máximo, transformar a Internet num meio seguro de informações, nesse sentido o usuário da Internet deve ter um mínimo de ética.

Mais graves são os crimes na Internet, que podem estar associados à pedofilia, envolvendo a prostituição e a divulgação de fotos pornográficas de menores.

Também tem sido constantes os problemas sobre difamação em sites de relacionamento com figuras famosas da nossa sociedade.

Outra questão importante refere-se aos
crimes bancários e financeiros praticados na Internet o que deixa muitas pessoas com receio em dar os seus dados on-line e impossibilita por exemplo as compras onde pedem cartões de crédito como forma de pagamento.

Eu nunca fiz uma compra na Net, mas conheço pessoas que fazem e reconheço as vantagens, que são por exemplo a rapidez na encomenda e na entrega, os preços mais acessíveis, a variedade pois posso encomendar artigos não disponíveis na minha área de residência, entre outros motivos, mas devido ao risco de entregar os meus dados do cartão de credito por Internet não confio em faze-lo.

Os crimes mais usuais na rede incluem o envio de e-mails com pedidos de atualização de dados bancários e senhas (phishing). Da mesma forma, e-mails referentes a listas negras ou falsos prêmios também são práticas comuns, bem como o envio de arquivos anexados.

Especialistas indicam que é melhor não abrir arquivos com extensões consideradas perigosas, como "
.exe", ".scr" ou qualquer outra extensão desconhecida, por servirem de verdadeiras portas de entrada para vírus de computadores, que podem causar estragos ou roubar informação, usando spywares, informações sobre os usuários. No entanto, é de senso comum que os chamados “cookies” são inofensivos, uma vez que o objetivo deles é reunir dados estatísticos (como sítios mais visitados).
Experiência Pessoal

Quando eu iniciei a formação em Setembro de 2008, a minha experiência com computadores era grande, uma vez que trabalhei durante 12 anos como assistente administrativa e fazia parte das minhas funções o processamento de textos e actualizações de bases de dados, mas a minha experiência com a Internet era praticamente nula pois não tinha acesso nem no local de trabalho nem em casa.

Nos últimos dois anos tinham sido várias as pessoas a pedir o meu e-mail e eu dizia sempre que não tinha, para estranheza de alguns. Senti que não estava a acompanhar a evolução, várias pessoas do meu meio social comunicavam por computador através da Internet e eu não tinha essa possibilidade então ficava muitas vezes sem informações que eram divulgadas somente nesse meio.

Reparei que era importante não só para mim como também para os meus filhos que ouviam na escola os colegas a falar sobre a “Net”, e me perguntavam porque não tinham.

Tive de pedir ao meu irmão para me “fazer” um endereço de e-mail para que eu pudesse dar a quem me solicitasse. Mas depois levantou-se outro problema, pois eu não ia ver o que me mandavam, não tendo acesso à Internet em casa só quando ia visitar o meu irmão é que via os mails. Então a comunicação não estava a ser feita correctamente uma vez que eu não os via atempadamente e não enviava respostas pois não sabia fazê-lo.

Quando entrei para o presente curso e fui pela primeira vez para a sala de computadores, a minha pouca agilidade era notória e demorei muito tempo até fazer uma pesquisa pois simplesmente não sabia fazê-lo, e depois como retirar de lá os dados? A informação disponível é tão vasta e tanta que para a encontrar com rapidez e eficiência é necessário ter alguns conhecimentos básicos. Mas o ponto mais importante da minha aprendizagem na Internet foi quando fiz um blog, com o acompanhamento do formador Carlos, realizei um sonho, o de poder escrever para o mundo inteiro ler, poder expressar as minhas ideias, os meus sentimentos, poder mostrar as minhas fotos, enfim, contribuir com um bocadinho de mim para esse grande espaço que é a Internet. Fiquei encantada em poder participar activamente, ou melhor, interactivamente.

Com a permanência no curso tive direito a adquirir um computador a preços reduzidos e com acesso a Internet, agora já vejo os meus e-mails com a regularidade desejada, comunico com familiares e amigos com webcam onde tenho a possibilidade de falar e ver em tempo real quem está a comunicar comigo, o que é uma mais valia para quem está distante.

Por sua vez os meus filhos principalmente o mais velho, dá uma utilidade diferente à Internet, pois prefere fazer jogos on-line onde tem a possibilidade de estar a falar, ver e jogar em interacção com amigos ou com familiares, as pesquisas para trabalhos escolares também o motivam pois como a variedade de temas disponíveis é imensa a curiosidade e o querer fazer muito também são quase proporcionais.

Prosa2.blogspot

Ao iniciar esta formação e ao ser-me dado a escolher para a realização deste trabalho um tema, imediatamente tive o sonho de fazer um blog.

Porquê o blog? Honestamente eu não sabia o que era um blog, nunca tinha visto nenhum, não tinha qualquer conhecimento, somente uma referência que tinha visto numa revista sobre o blog da apresentadora de televisão Rita Ferro Rodrigues na qual era salientado o facto de ser uma escrita informal com opiniões pessoais.

Ao tomar consciência da minha vontade de participar na Internet descobri uma nova faceta em mim, o que me motivou ainda mais para a concretização do blog pois a divulgação de pensamentos nunca foi muito espontânea da minha parte por ter uma personalidade pouco extrovertida e não estar segura no campo da escrita. No entanto manteve-se acesa a chama do conhecimento e da vontade de ser mais activa na sociedade e na formação.

Os objectivos para a realização do blog ficaram assim definidos como um meio de divulgação de pensamentos e de trabalhos da formação em que me encontro.

Outras vantagens que apresenta o blog são o facto de permitir uma enorme liberdade de opinião, ser compatível com inserção de imagens, vídeos, áudio nos artigos, e a interacção pois há a possibilidade de interacção do visitante, respondendo ou opinando em relação aos artigos do blog.


Blog – uma nova forma de Divulgação de Informação

O que é um blog?
O mesmo que weblog, blogue ou caderno digital.

Um blog é um site de fácil utilização, onde se pode escrever rapidamente o que se pensa, interagir com outras pessoas, divulgar trabalhos, entre outros. Um blog permite-nos mais do que comunicar, permite-nos partilhar, colaborar, interagir, conversar, criar, aprender, motivar.
Atualmente, o Blog está disponível em
41 idiomas, incluindo alemão, chinês, coreano, espanhol, francês, holandês, inglês, italiano, japonês e português. Os falantes de árabe, hebraico e persa podem usar o Blog com a exibição e a formatação da direita para a esquerda. E a transliteração está disponível para cinco línguas índicas.

Blogosfera
A blogosfera, é o termo que representa o mundo dos blogs, ou os blogs como uma comunidade ou rede social, cresceu em ritmo espantoso. Em 1999 existiam menos de cinquenta blogs e no final de 2000 a estimativa era de poucos milhares. Menos de três anos depois, os números subiram para cerca de 2,5 a 4 milhões.

Hoje em dia existem cerca de 70 milhões de blogs e cerca de 120 mil são criados diariamente, de acordo com o estudo State of Blogosphere.

O estudo revela que a blogosfera aumentou em 100 vezes nos três últimos anos e que actualmente ela tende a dobrar a cada seis meses. Esse aumento significativo no número de blogs ao longo dos anos, fez com que a grande mídia desse maior importância ao fenómeno: entre 1995 e 1999 apenas onze artigos jornalísticos sobre blogs foram publicados. No ano de 2003, estima-se que 647 artigos foram publicados.

Muitos blogs estão densamente interligados; blogueiros lêem os blogs uns dos outros, criam ligações entre eles, referem-se a eles na sua própria escrita, e fazem comentários nos blogs uns dos outros. Outros termos em uso incluem "Blogtopia", "Bloguespaço", "Bloguiverso", "Blogsilvânia" e "Bloguistão".

O termo "blogosfera" pode ser qualificado. Pode-se falar da "blogosfera lusófona", da "blogosfera de esquerda", entre outras.

O conceito de blogosfera é importante para a compreensão dos blogs. Os blogs são, essencialmente, apenas o texto publicado dos pensamentos de um autor, enquanto a blogosfera é um fenómeno social.

O Mundo das Palavras

Acidentalmente ou não, o termo blogosfera tem parecenças com a palavra mais antiga "logosfera". "Logo" significa muitas coisas, principalmente "palavra", e "esfera" pode ser interpretado como "mundo", resultando em "o mundo das palavras", ou seja o universo do discurso.

O termo também se aproxima na pronúncia e no significado do termo "
noosfera", o mundo do conhecimento.

O processo de se escrever em blogs significou uma democratização da publicação, logo reduziu as barreiras para que leitores se tornassem escritores, onde qualquer pessoa pode escrever livremente com todas as vantagens e desvantagens que isso implica.

Os blogs apresentam uma enorme facilidade para publicação de conteúdo, privilegiando a escrita espontânea, então é compreensível que tenha sido adoptado por centenas de pessoas já que oferecem a sua criação a custo zero e dispensam o conhecimento de
HTML (linguagem de programação), o que atrai pessoas a criá-los. A Deutsche Welle premia a cada ano os melhores weblogs internacionais em onze categorias no evento The Bobs - Best of Blogs.

Alguma terminologia utilizada nos blogs

Blogar – Acção de editar um texto num blogue. Em inglês, blogging.

Blogável –Tema ou assunto que é susceptível de ser tratado num Artigo ou Entrada de um blogue.

Blogofobia – Aversão ou reticência aos blogues.

Blogolista – Relação de links para outros blogues. Em inglês, blogroll.

Blogosfera – Conjunto de todos os blogues; os blogues enquanto comunidade.

Blogue – Adaptação do inglês blog (contracção de weblog): forma de escrita online, caracterizada geralmente por um formato de coluna única, compreendendo um conjunto de textos/fotos, ordenados cronologicamente (geralmente por ordem cronológica inversa), frequentemente actualizada, normalmente com uma coluna lateral (de links ou outros destaques). Caracteriza-se pela liberdade editorial do autor (bloguista).

Bloguista – Pessoa que publica um blogue ou pessoa que visita blogues.

Diarista – Autor de um diário de carácter pessoal.

Entrada – Texto publicado num blogue, tendo por característica ser mais curto que um artigo. Em inglês, post ou entry.Fotoblogue –Blogue cujas entradas são compostas essencialmente por fotografias.

Hiperligação – Ligação hipertexto (link).

Ligação cruzada – Ligação hipertexto a outro blogue que faça também referência ao mesmo blogue.

Metablogue – Blogue cuja temática é a actualidade da blogosfera e o estudo do fenómeno dos blogues.

"post” - a forma substantiva do verbo "postar", refere-se a uma entrada de texto efectuada num weblog/blog. As postagens são organizadas tradicionalmente de forma cronologicamente inversa na página, de forma que as informações mais actualizadas aparecem primeiro, ou colocada ao contrário, a postagem mais antiga aparece em primeiro.

Flog, fotolog, fotoblog ou fotoblogue é um registo publicado com fotografias colocadas em ordem cronológica, ou apenas inseridas pelo autor sem ordem, de forma parecida com um blog. Pode ter legendas. É parecido com um blog mas a diferença é que predominam fotografias.

Videoblog, Videolog ou Vlog é uma variante de
weblogs que cujo conteúdo principal consiste de vídeos.

Edublogues permitem a publicação de ideias em tempo real e possibilitam a interação com qualquer pessoa do mundo que esteja conectada. A sua principal característica é os textos que podem ser lidos e comentados, abrangendo uma infinidade de assuntos: diários, notícias, poesias, músicas, fotografias, desde que dentro de um contexto educacional ou pedagógico.

Conclusão

A realização deste trabalho foi feita com a motivação e inexperiência inerente a quem está a começar a dar os primeiros passos no caminho da Internet.

Como era de esperar e essa é uma das desvantagens da Internet a informação é
muita e nem sempre clara e precisa. No entanto empenhei-me a cumprir a minha tarefa de desenvolver o meu conhecimento, fiquei muitas horas a olhar, simplesmente, a navegar pois só assim consegui perceber a dimensão, abrangência e possibilidades que a Internet me podem proporcionar tanto a nível pessoal, como para a formação ou profissionalmente.